Shiatsu

O Shiatsu é uma terapêutica não-convencional no Ocidente, importada do Japão, onde teve a sua origem há milénios, mantendo-se hoje como um sistema tradicional de cuidados de saúde. Foi neste país que surgiu o Shiatsu cujo sistema e filosofia a enquadram como uma terapia holística para tratamento da mente, corpo e espírito.

O Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão dos dedos”, actua ao nível do sistema energético do corpo. O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular o Ki, a palavra japonesa para Chi ou Energia vital.

Está relacionado com uma antiga terapia de massagem oriental chamado Anma. Esta terapia implica friccionar e comprimir o corpo para tratar distúrbios comuns. Evoluiu a par da Acupunctura e da Fitoterapia Chinesa, mas acabou por se fixar mais no Japão, por volta do séc. XVI.

No princípio deste século, os terapeutas de Anma começaram a recolher conhecimentos e técnicas da Osteopatia e Quiroprática e combinaram-nos com o sistema tradicional de tratamento do corpo, para desenvolver o Shiatsu. Foi no Japão, a partir do 2º decénio do Séc XX, que a arte mais se desenvolveu, atingindo um grau de excelência difícil de igualar por qualquer outro sistema de massagem, seja ele oriental ou ocidental.

O Shiatsu, pelo profundo bem-estar do corpo e mente que proporciona e como valioso instrumento terapêutico na prevenção da doença ou como auxiliar no rápido restabelecimento da saúde, tem vindo a espalhar-se no Ocidente a partir da II Guerra Mundial, onde obteve o estatuto da mais eficaz massagem terapêutica e de relaxamento.

O tratamento envolve diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia bloqueada que provoca um problema particular. O Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário.

Shiatsu e digitopressão são tratamentos semelhantes à Acupunctura, em que são estimulados pontos de pressão no corpo, mas em que se utilizam os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés em vez de agulhas. Usam-se diferentes técnicas para aliviar a tensão, insónia, lombalgias ou dores nas articulações.